A Experiência da Equipe Reinventada

A grande resignação. Fantasmas em ofertas de emprego. Desistência tranquila.

Todos esses são fenômenos que surgiram no ano passado – entre o baixo desemprego pós-pandêmico e muito temido pelos departamentos de recursos humanos.

As equipes de RH estão atualmente lutando com um mercado de trabalho apertado e os gerentes se preocupam com maneiras de reter seus melhores talentos. Nesse ambiente, proporcionar uma experiência de colaborador tranquila, discreta e satisfatória é o que está em jogo. Quando você consegue demonstrar com sucesso que seus funcionários não precisam passar por obstáculos para solicitar PTO – folga remunerada ou alterar seus planos de seguro de saúde, sua organização tem menos probabilidade de perder grandes talentos e é mais provável que gere membros de equipe mais felizes.

Desafio

Uma empresa da Fortune 500 reconheceu que precisava modernizar seus sistemas de RH para facilitar a vida de seus colaboradores. Conhecido por seu compromisso com a sustentabilidade e redução da pegada de carbono, o cliente fornece energia elétrica e gás natural para dezenas de milhões de clientes. Com tantos clientes, os funcionários do cliente são seu maior patrimônio na prestação de serviço ininterrupto. Garantir que os requisitos de RH não atrapalhem os negócios e interrompam as tarefas do dia a dia é essencial. O cliente procurou a Concentrix para projetar, construir e executar um melhor ciclo de vida do colaborador.

Solução

O cliente lutou com 16 sistemas de TI de RH mal integrados. Para resolver isso, projetamos uma solução baseada em micros serviços que aproveitam a Microsoft Power Platform de baixo código. Ao mudar para uma pilha de tecnologia moderna, o cliente também pode preparar sua tecnologia para o futuro, permitindo flexibilidade para reconfigurar plataformas posteriormente.

Microsoft Power Apps
Fonte: Microsoft

Abordamos este projeto a partir de uma perspectiva de design de experiência. Em vez de ver o projeto apenas como um problema de tecnologia que precisa de uma solução rápida, incentivamos o cliente a entendê-lo como a construção de um novo conjunto de experiências. Nosso objetivo era descobrir quem era o público-alvo e o que ele queria e definir a estratégia a partir daí. Para determinar como diferentes funcionários interagiriam em diferentes tipos de fluxos de trabalho, criamos uma Visão da Estrela do Norte sobre como deveria ser uma jornada de modernização de RH, que incluía mapas de jornada e personas.

Consolidando e simplificando dados com o Microsoft Azure

O cliente primeiro precisava migrar seus dados de RH de vários servidores locais para a nuvem (Microsoft Azure) para evitar as falhas regulares que a equipe de TI enfrentava atualmente. Em dois meses, a equipe da Concentrix criou os produtos iniciais da plataforma. Em seguida, construímos uma estrutura que fornece uma exibição visual da atividade de todas as interfaces em tempo real, que desde então foi adotada na empresa como prática padrão. Essas iniciativas reduziram visivelmente a dependência da equipe de RH em relação à equipe de suporte de TI imediatamente.

Com a migração para a nuvem concluída, a próxima iniciativa importante do cliente, Data as a Service (DaaS), permitiu que os membros da equipe gerenciassem seus dados com eficiência. Antes da migração para o Azure, a equipe de RH do cliente não tinha visibilidade dos dados que entravam e saíam de seus sistemas de RH. Para corrigir isso, arquitetamos APIs “porteiras”, regidas por um processo de aprovação, para registrar todas as solicitações de dados. Agora, o cliente tem a capacidade de rastrear as métricas de cada solicitação que entra e sai. Hoje, essas APIs são consumidas por pelo menos 15 equipes diferentes, e o cliente pode ver facilmente o volume de solicitações com um carimbo de data/hora exato para cada uma. Ele também pode gerar relatórios a qualquer momento com base nessas métricas.

Em seguida, capacitamos os colaboradores do cliente no autoatendimento da plataforma. Ao treinar os membros da equipe na Microsoft Power Platform, eles agora podem gerenciar esses aplicativos sem qualquer intervenção do parceiro.

O impacto do Low-Code

Apesar do desejo de modernização do aplicativo, o cliente ainda esperava reter o talento da engenharia. Adotar o desenvolvimento de baixo código por meio de PowerApps permitiu uma transição fácil e contínua dos colaboradores dos sistemas legados para a plataforma modernizada. Como o próprio nome sugere, os engenheiros não precisam escrever muito código – o recurso simplesmente usa uma funcionalidade de arrastar e soltar.

Usando a abordagem intuitiva do low code, profissionais de negócios não engenheiros, muitas vezes apelidados de “desenvolvedores cidadãos”, podem projetar aplicativos futuros e funcionalidades de forma mais fácil e conveniente em preparação para aplicativos corporativos mais complexos. Por meio de uma interface gráfica de usuário simples, os desenvolvedores cidadãos podem criar aplicativos que digitalizam processos em papel, coletam e compartilham dados importantes e agilizam o dia de trabalho, sem precisar aprender a codificar.

Dessa forma, as plataformas de desenvolvimento de baixo código permitem a entrega rápida de aplicativos de negócios com investimento inicial mínimo em configuração, treinamento e implantação. Eles são capazes de:

  • Inovar mais rápido e trabalhar de forma mais inteligente
  • Melhorar a experiência do cliente
  • Melhorar a eficiência operacional e a produtividade da equipe
  • Ficar por dentro dos riscos e regulamentos em constante mudança
  • Acelerar o tempo de lançamento no mercado
  • Reduzir custos

Resultados

Até o momento, modernizamos mais de 50 aplicativos e mudamos para diferentes pilhas de tecnologia, incluindo ReactJS. Atualmente, damos suporte e aprimoramos esses aplicativos, que abrangem o ciclo de vida do funcionário, incluindo recrutamento, integração e gerenciamento de desempenho. Também construímos chatbots automatizados usando Power Virtual Agents.

Employee Lifecycle

Como esses aplicativos têm um escopo maior de funcionalidade, os colaboradores podem realizar tarefas com mais rapidez, facilidade e eficiência. Por exemplo, o processo de aprovação de solicitações, agora automatizado, eliminou a necessidade de troca de e-mails e reuniões presenciais, economizando tempo e reduzindo o trabalho manual. Ao simplificar o ciclo de vida do colaborador, o cliente pode se concentrar no que é mais importante: oferecer uma melhor experiência para a equipe.

Facebook
Twitter
LinkedIn